Estatísticas de uso e relatórios anuais

Prestação de contas

A prestação de contas dos serviços prestados, centros de ensino atendidos e demandas do LabMMAss está disponível  nos  Relatórios de Atividades da PROPESQ:

Relatório 2012

Relatório 2013

Relatório 2014

Relatório 2015

Relatório 2016

Relatório_Atividades_CEBIME_2017

 

Números de 2018:

No período de Janeiro à Dezembro de 2018 os espectrômetros de massas auxiliaram nas análises de mais de 13400 amostras incluindo a caracterização de compostos químicos inéditos e amostras complexas como polímeros, extrato vegetal, DNA e proteínas. O número total de amostras analisadas desde 2012 até Dezembro de 2018 está representado no gráfico 1 enquanto o número de amostras analisadas por equipamento no período de Janeiro até Dezembro de 2018 está representado no gráfico 2.

Gráfico 1 – Número de amostras analisadas na plataforma de espectrometria de massas de 2012 a 2018.

 

Fonte: CEBIME

Gráfico 2 – Número de amostras analisadas por equipamento na plataforma de espectrometria de massas entre Janeiro e Dezembro de 2018.

 

Total de amostras analisadas: 13496

Fonte: CEBIME

O gráfico 3 apresenta os centros de ensino que utilizaram a infraestrutura multiusuária do CEBIME no de 2018 e o total de amostras analisadas por cada centro. A diversificação dos centros de ensino que utilizam o laboratório central reflete o reconhecimento das atividades exercidas no Laboratório Multiusuário de Espectrometria de Massas do CEBIME pela comunidade cientifica, bem como da sua consolidação como centro multiusuário na UFSC.

 Gráfico 3 – Número total de amostras analisadas por centro de ensino na plataforma de espectrometria de massas em 2018.

 

 Fonte: CEBIME

 

Novas condutas e implementações do CEBIME

Ampliação da jornada

De abril a dezembro de 2018 o atendimento foi ampliado para 12 horasininterruptas compreendendo o horário das 7h00 às 19h00 sem intervalo para almoço com flexibilização do horário de trabalho dos servidores.

O período de flexibilização e ampliação dos horários de atendimento, com 12 horas ininterruptas, permitiu aos usuários fazer uso da estrutura nos intervalos das 7-8h, 12-14h e ainda 18-19h, principalmente no horário inicial a partir das 7h. A ampliação dos horários refletiu diretamente no número de atendimentos presenciais e, principalmente, no número de amostras analisadas conforme demonstrado nos gráficos anteriores. O crescimento de análises em 2018, período de vigência da flexibilização, demonstra um aumento substancial no número de amostras processadas em comparação aos anos anteriores, demostrando melhor eficiência de atendimento ao longo de toda jornada das 7h as 19h, mesmo um dos equipamentos, o AUTOFLEX MALDI-TOF, ter apresentado problemas técnicos ficando fora de funcionamento no período de outubro de 2018 até o momento, aguardando recursos para trocas de peças e manutenção.

 

Dificuldades encontradas no ano de 2018

Em 2018 a plataforma ficou descoberta de contrato de manutenção desde julho/agosto de 2018 estando os equipamentos sem manutenção preventiva ou corretiva desde então. O equipamento AUTOFLEX MALDI-TOF está fora de funcionamento desde outubro sem previsão de manutenção devido a Falta de Recursos.

 

Projetos FINEP aprovados:

No ano de 2018 conseguimos aprovação em três projetos FINEP  (SOS equipamentos 450/2018, SOS equipamentos 637/2018 e CT-INFRA 03/2018) porém não há previsão de envio e utilização dos recursos.