Treinamento de usuários

Metodologias não necessitam de acompanhamento técnico integral (o usuário aprende a usar a primeira vez com o técnico e nos próximos agendamentos já pode utilizar sozinho): computadores de análise de dados (MS, LCMS e MASCOT SERVER) , concentrador/dessecador à vácuo (speed vac Eppendorf), fluorímetro (Cary Eclipse), espectrofotômetro UV-VIS, scanner de fluorescência (TYPHOON FLA 9000), Sonicador de Ponteira Desruptor de Célula Ultrassônico e banho de ultrassom com sistema à vácuo para desgaseificação de tampões.

 

Metodologias que necessitam de acompanhamento técnico integral (equipamentos mais complexos e extremamente delicados com alto custo de manutenção):

Espectrometria de Massas (QTOF, Amazon X ion trap, autoflex MALDI e LCMS)

Dicroísmo Circular

Ultracentrífuga

 

Oferecemos treinamentos para representantes discentes de grupos de pesquisa da UFSC. Esses representantes ficam responsáveis pelas análises de seu grupo (somente grupos com uso frequente do equipamento). Estamos trabalhando para a implementação de treinamentos no formato de curso com avaliação e certificado.

Equipamentos em que oferecemos treinamento:

 

Amazon X ion trap: preparo de amostras (específico para as amostras do grupo), infusão direta e aquisição dos dados (metodologia de aquisição já estabelecida pelo técnico), limpeza do equipamento e pré-tratamento de dados.

Usuários em treinamento no equipamento Amazon X ion trap:

Jéssica Toigo (Labinc/PPGQMC/CFM/UFSC)

Tomás Bohn (CEBIME/PPGBQA/CCB/UFSC)

 

Autoflex (MALDI): preparo de amostras (específico para as amostras do grupo) e placa (target), aquisição dos dados (metodologia de aquisição já estabelecida pelo técnico), limpeza da placa e pré-tratamento de dados. (treinamentos suspensos desde outubro de 2018 – máquina em manutenção).

 

 

Dicroísmo Circular:  preparo de amostras (específico para as amostras do grupo), aquisição dos dados (metodologia de aquisição já estabelecida pelo técnico), limpeza da cubeta e pré-tratamento de dados.

Usuários treinados no equipamento Dicroísmo Circular:

Prof. Claus Pich (UFSC Araranguá).

Ruth Fernandes (CEBIME/PPGBQA/CCB/UFSC)

Philipe Gabriel (CEBIME/PPGBQA/CCB/UFSC)